22/06/2020 às 23:39 Curiosidades

De onde vem o #tbt?

831
2min de leitura

Trowback Thursday. Muita gente usa há muito tempo, mas você sabe de onde surgiu essa expressão e como virou uma tendência?

Ela se tornou uma espécie de padrão nas redes sociais para nos referirmos a fatos antigos, resgatar memórias e lembranças marcantes.

A expressão trowback thursday surgiu bem antes de ser utilizada nas redes sociais, e a palavra trowback, que traduzida significa "retrocesso", um retorno ao passado, tem sido utilizada desde 2003, segundo o site Know Your Meme.

E como surgiu a junção da palavra thursday? O premiado ilustrador e animador americano, Saxton Moore, que já colaborou com a Cartoon Nerwork, Nickelodeon, entre outros, foi a primeira pessoa a utilizá-la em 2006, quando usou a expressão #trowbackthursday (voltando ao passado na quinta-feira) em seu blog como título de postagens que mostravam sua releitura de desenhos animados clássicos (incluindo alguns famosos como o Pica-Pau, por exemplo). Neste mesmo ano a expressão começou a ser utilizada em vários outros ambientes do mundo virtual, mas foi só em 2011, nove meses após a implementação de #hashtags no instagram, que ela começou a ser usada de fato.

Hoje ela é utilizada de várias maneiras em outras redes sociais também, e há quem leve a sério o uso da tag, colocando até regras para postagens: somente imagens com pelo menos cinco anos, não postar imagens do verão passado ou da última semana, não usar a hashtag em vários posts no mesmo dia, etc. "Fonte: hardware.com.br"

Claro que ninguém é obrigado a seguir tais regras, pois todos temos liberdade para usar nossas redes como bem entendermos (inclusive eu não sigo nenhuma delas), mas para quem tem conta comercial ou é influencer, é interessante ter atenção ao uso de tags para um alcance maior do público-alvo e organização dos posts dentro delas. Há quem use a expressão resumida "tbt" até fora das quintas-feiras. E você, também curte postar um #trowback? Me conta aqui! 😉 

Ahh, e se gostou pode compartilhar com a galera que ainda não sabe dessa! 🤗

*fonte da imagem de cartoon: blog SACKS10.*

22 Jun 2020

De onde vem o #tbt?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

blogdefotografia curiosidades curiosidadesdefotografia dicas dicasdefotografia fotografia fotografobh instagram memories postsinstagram tbt thursday trowback trowbackinstagram trowbackthursday twitter

Quem viu também curtiu

22 de Jun de 2020

Você Sabia? - Primeira Selfie da Humanidade

11 de Mar de 2021

Por que Fazemos Fotos em Preto e Branco?

24 de Dez de 2018

Como se preparar para um Ensaio Fotográfico