Imagem capa - De onde vem o #tbt? por Stephanie Viana
Curiosidades

De onde vem o #tbt?

Trowback Thursday. Muita gente usa há muito tempo, mas você sabe de onde surgiu essa expressão e como virou uma tendência?


Ela se tornou uma espécie de padrão nas redes sociais para nos referirmos a fatos antigos, resgatar memórias e lembranças marcantes.


A expressão trowback thursday surgiu bem antes de ser utilizada nas redes sociais, e a palavra trowback, que traduzida significa "retrocesso", um retorno ao passado, tem sido utilizada desde 2003, segundo o site Know Your Meme.


E como surgiu a junção da palavra thursday? O premiado ilustrador e animador americano, Saxton Moore, que já colaborou com a Cartoon Nerwork, Nickelodeon, entre outros, foi a primeira pessoa a utilizá-la em 2006, quando usou a expressão #trowbackthursday (voltando ao passado na quinta-feira) em seu blog como título de postagens que mostravam sua releitura de desenhos animados clássicos (incluindo alguns famosos como o Pica-Pau, por exemplo). Neste mesmo ano a expressão começou a ser utilizada em vários outros ambientes do mundo virtual, mas foi só em 2011, nove meses após a implementação de #hashtags no instagram, que ela começou a ser usada de fato.



Hoje ela é utilizada de várias maneiras em outras redes sociais também, e há quem leve a sério o uso da tag, colocando até regras para postagens: somente imagens com pelo menos cinco anos, não postar imagens do verão passado ou da última semana, não usar a hashtag em vários posts no mesmo dia, etc. "Fonte: hardware.com.br"


Claro que ninguém é obrigado a seguir tais regras, pois todos temos liberdade para usar nossas redes como bem entendermos (inclusive eu não sigo nenhuma delas), mas para quem tem conta comercial ou é influencer, é interessante ter atenção ao uso de tags para um alcance maior do público-alvo e organização dos posts dentro delas. Há quem use a expressão resumida "tbt" até fora das quintas-feiras. E você, também curte postar um #trowback? Me conta aqui! 😉 


Ahh, e se gostou pode compartilhar com a galera que ainda não sabe dessa! 🤗


*fonte da imagem de cartoon: blog SACKS10.*