24/12/2018 às 15:55 Dicas Úteis

Como se preparar para um Ensaio Fotográfico

593
3min de leitura

Olá! 

Seja bem-vindo ao primeiro post do nosso blog, que confesso que pensei muito antes de escrever, pois já existe muita coisa na internet para se considerar. Mas resolvi usar como base a minha experiência com ensaios e trazer informações importantes e simples para ajudar você a se preparar, tanto para posar quanto para fotografar.

O primeiro passo é decidir qual tipo de ensaio te interessa, se é sensual, street, lifestyle, família... 

Existe uma gama de opções e é muito importante definir o que se quer fazer e reunir ideias para inovar, afinal cada pessoa é única e possui seu próprio estilo.  Sou a favor de buscar ideias na internet, mas nunca copiá-las, o interessante (por mais difícil que pareça às vezes) é criar.

Quando definimos o que queremos, o restante fica bem mais fácil: lugar, roupas, acessórios e maquiagem se encaixam nas ideias, mas a organização deve ser mantida desde o início. 

E para quem pensa que esse "restante fica bem mais fácil" porque é só escolher e apenas fazer, está muito enganado.

Veja bem, já imaginou fazer fotos em um campo florido, num dia de verão estilo "Rio 40° graus" usando um vestido de veludo preto combinado com botas? Pelo amor de Deus! Ou nesse mesmo campo florido de girassóis usar um vestido estampado de violetas? Ai-Meu-Coração! Existem também aquelas que fazem uma make bem pesada, olhos bem pretos e cílios postiços para fotos diurnas. Não faz assim gente, o fotógrafo morre e ainda tem que ouvir muita coisa do cliente insatisfeito com as fotos! Falo por experiência.

   

     

   

 

Não falo apenas para ensaios femininos. Tenho exemplos também de mães que decidem acordar suas crianças bem na hora que o fotógrafo chega, e então elas começam a chorar, querem se alimentar, se negam a fazer qualquer coisa que colabore para as fotos e cansam a família e o profissional. Para evitar esse tipo de ocorrência, observe que tudo deve ser preparado com pelo menos 40 minutos de antecedência ao ensaio: a alimentação da criança, banho, vestuário e outros detalhes que a deixem tranquila para que tudo ocorra como planejado.

               

Se liga então no checklist básico para se preparar para um ensaio de sucesso:

 * Defina o tipo de ensaio que você deseja/precisa;

* Escolha o lugar e se informe quanto à entrada, clima e movimentação do público (ninguém deseja imagens com cenário poluído);

* Roupas e acessórios são muito importantes para a composição da foto, portanto estude o local, o clima, combinações de cores (você pode encontrar dicas na internet) e qual mensagem você deseja transmitir com as fotos;

* A maquiagem é definida após a escolha dos itens acima, pois deve sempre estar em harmonia com eles, tornando assim o ensaio mais tranquilo e até mesmo o pós-processamento das imagens.

Essas dicas são bem úteis para ensaios individuais, gestantes, famílias, lifestyle e até selfies! 

Para as mamães que desejam fotografar seus bebês, vale lembrar:

* Certifique-se com antecedência de que o baby está bem alimentado;

* Banho e escolha da roupa antes do ensaio é essencial para a criança não sentir nenhum incômodo que venha a atrapalhar a sessão de fotos;

* A escolha do local, clima e horário deve ser bem feita e alinhada com a idade do bebê. Não é muito comum ensaios com babies menores de 1 ano em parque de diversões, por exemplo. A criança fica agitada com o barulho e você já pode imaginar o trabalho que vai dar para segurá-la quando quiser brincar nos brinquedos maiores!

                 

Existe uma infinidade de detalhes que fazem toda a diferença em um ensaio fotográfico, e esses que compartilhei foram apenas alguns pontos básicos, mas que já mexem um pouco com a nossa visão, não é mesmo?

Me conte o que achou nos comentários e fique de olho nos próximos posts, que virão com mais dicas e informações úteis (e até personalizadas) para os amantes da fotografia como eu! 

Grande beijo!

24 Dez 2018

Como se preparar para um Ensaio Fotográfico

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

comosepreparar dicas dicasuteis ensaio ensaiodocumentaldefamilia ensaiofamilia ensaiofotografico ensaiogestante fotografabh fotografia gestantebh ideias lifestyle newbornlifestyle preparativos sessaodefotos streetstyle utilidades

Quem viu também curtiu

22 de Jun de 2020

Você Sabia? - Primeira Selfie da Humanidade

22 de Jun de 2020

De onde vem o #tbt?

11 de Mar de 2021

Por que Fazemos Fotos em Preto e Branco?