11/03/2021 às 22:31 Curiosidades Histórias

Por que Fazemos Fotos em Preto e Branco?

653
2min de leitura

 Tem a ver com o cérebro, e não é pela estética...

Todos sabemos que quando tudo começou na história da fotografia, os resultados só podiam ser um: fotos em preto e branco.

💡 Com a evolução, a arte seguiu seu curso para se tornar o que temos hoje, diversas variações de cores e tons.

🔎 Mas dá para imaginar que quando surgiu a fotografia colorida, muitos fotógrafos se opuseram, dizendo que a cor "tirava o significado da foto"?

Por que eles diriam isso? E por que, mesmo atualmente, a maioria de nós fotógrafos ama uma P&B?

As fotos em preto e branco trazem elegância, sensibilidade e destacam mais as emoções e detalhes, mas não é só por isso.

👉🏼 O motivo está no ponto de atenção. Uma foto em preto e branco consegue transmitir emoções diferentes de uma mesma versão dela mesma colorida.

🧠 Isso porque "quando vemos uma foto colorida, nosso cérebro automaticamente lança uma série de comandos para que nossos olhos possam entender todas as cores que existem naquela imagem: amarelo, azul, verde, vermelho, diversos tons e texturas, tudo isso faz com que, inconscientemente, percamos a concentração.

👀 Você pode até achar que está vendo aquela imagem como um todo, além do mais, você está enxergando tudo que existe nela, mas por conta da variedade de cores, o foco não está naquilo que está sendo de fato retratado." Fonte: Ruy Neto - Blog Epics.

Diferente de antigamente, hoje conseguimos uma P&B mais nítida e bem trabalhada, através de processos do tratamento da foto nos softwares, como lightroom e photoshop, por exemplo.

E você, também curte esse estilo? Comenta aqui! 😉

11 Mar 2021

Por que Fazemos Fotos em Preto e Branco?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

bew blackandwhite dicasdefoto dicasdefotografia estudiofotograficobelohorizonte fotografabh fotografiapretoebranco fotografobelhohorizonte fotopretoebranco historiadafotografia peb

Quem viu também curtiu

22 de Jun de 2020

Você Sabia? - Primeira Selfie da Humanidade

22 de Jun de 2020

De onde vem o #tbt?

24 de Dez de 2018

Como se preparar para um Ensaio Fotográfico